segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Um Computador por Aluno

   O Projeto Uca em nossa escola foi anunciado no ano de 2007. Foi uma grande euforia, no entanto passaram se dois anos e nada. Quando já estávamos desesperançosos a gestora Silvia Marques recebe uma ligação da coordenadora do Projeto no Tocantins Leila Ramos e do coordenador do NTE da DREA de Araguaína Claudemir Oliveira dos Santos. Após conversarem com a diretora, deixaram combinado uma formação para a equipe desta escola que ocorreu nos dias 07 a  11 de dezembro do ano de 2009. Esta formação foi o ponta pé inicial. 
   Começamos a conhecer o Sistema Operacional Linux, e um pouco mais sobre o projeto UCA. Apesar desta formação ocorrer no período da noite, após um dia de trabalho a capacitação foi proveitosa e já no dia 16 junho de 2010 chegaram 502 Laptops na Unidade Escolar. 
   A coordenadora do projeto desta unidade escolar Franciane Mota da Silva e o representante da Secretaria Municipal de Educação de Araguaína  participaram  nos dias 17 e 18 de junho   do lançamento do programa no Estado do Tocantins na capital Palmas e no dia 25 de junho foi realizada uma reunião na Escola Municipal William Castelo Branco Martins onde foram repassados os acontecimentos do lançamento. 
   No dia 17 de agosto a coordenadora Franciane e o Tutor Formador Claudemir Oliveira dos Santos fizeram as inscrições dos funcionários desta escola, para a primeira formação do projeto UCA. Todos foram cadastrados cada um recebeu seu login e senha para acesso aos módulos. Em 19 de agosto do mesmo ano realizou-se uma reunião com a presença de muitos pais para falarmos sobre o projeto UCA e para a avaliação com a equipe de Avaliação Evania Darc F. Ceios, Jaqueline Ramos Macedo Antunes de Souza e Sonia Maria de Sousa Fabrício Neiva. Na ocasião as mesmas fizeram avaliações com os pais, alunos, professores e diretora, ainda conversaram com a Secretaria Municipal de Educação Josefa Maria Correia de Oliveira. 
   Em agosto nos dias 21 e 22 recebemos na escola uma equipe da Retele que fizeram a instalação da rede sem fio. Recebemos ainda a visita do inspetor da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) o senhor José Alves de Souza Neto e o técnico responsável da empresa contratada Minas Control o senhor Luciano. Na ocasião o mesmo teve que retirar alguns equipamentos instalados chamados de Aparelhos Transceptores Digitais, pois o MEC confundiu a Escola Municipal William Castelo Branco Martins, com a Creche William Castelo Branco Martins. Segundo o senhor José Alves ele iria informar a troca para que o MEC autorize a reinstalação dos outros seis aparelhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário